Youtube marketing: estratégias para criar engajamento em seu canal

Sua empresa iniciou uma estratégia de Youtube marketing. É natural que, após o início da produção e divulgação dos vídeos, o desafio se torne aumentar o engajamento dos espectadores, e, consequentemente, as taxas de conversão. Para que você possa melhorar os níveis de engajamento de seus vídeos, elaboramos nesse post post algumas dicas que podem lhe auxiliar nesse desafio.

1. Produza bons conteúdos

Seja uma marca popular ou uma empresa iniciante, produzir conteúdo que gere engajamento, que propicie debates e promova o compartilhamento orgânico requer um pensamento diferenciado, de forma a causar uma boa impressão. Leve em consideração o setor em que sua empresa atua, quais são as necessidades e as dores enfrentadas por seus clientes.

Produza os vídeos no Youtube com o intuito de conversar diretamente com esses clientes, resolvendo os problemas que eles têm. Assim, você naturalmente vai incitar o compartilhamento do conteúdo, aumentando o alcance e engajando o cliente a interagir com sua marca.

2. Lembre-se de que não basta apenas postar os vídeos

O Youtube marketing é uma ferramenta poderosa, mas requer certos cuidados, assim como em outras redes sociais. Ao postar um vídeo é preciso atentar-se para a seção de comentários. Ou seja, é preciso interagir com quem comenta e moderar os comentários. Esse trabalho posterior à produção do vídeo requer uma certa dedicação de tempo periódico, certifique-se de voltar sempre que possível a cada um de seus vídeos para realizar esse trabalho.

Ao interagir com os espectadores nos comentários, você também terá bons insights sobre o que eles pretendem ver no futuro, além de “dar uma cara” para sua marca, aumentando as possibilidades de engajamento.

3. Atente-se aos níveis de retenção

O tempo ideal de vídeo deve ser entre 3 e 4 minutos. Isso porque vídeos mais longos possuem uma retenção radicalmente menor. O índice de retenção é a quantidade de espectadores que assistem o vídeo do início ao fim.

Para vídeos com mais de 5 minutos, em média os usuários param de assistir pela metade, independentemente do conteúdo exibido. Resumindo, crie um conteúdo interessante, mas tenha muito cuidado para que seus vídeos não fiquem longos demais, já que isso diminui o engajamento.

4. Utilize as caixas de anotação

O Youtube permite que, ao longo de um vídeo, você insira caixas de anotação. Essas caixas podem ser utilizadas para adicionar algumas informações que acabaram passando em branco no momento da produção e da edição. Contudo, elas também podem ser utilizadas como hyperlinks, direcionando seu espectador para o seu site ou uma landing page. Certifique-se de não poluir muito os vídeos com essas caixas de anotação, utilize-as pontualmente e veja como essa estratégia pode incrementar o engajamento.

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Kissmetrics, 66,7% dos consumidores online deram o play em um vídeo para decidir por uma compra. Dentre os que assistiram ao vídeo, 80% optaram por completar a compra. O vídeo é uma ferramenta poderosa, ele passa veracidade na hora de apresentar um produto ou um serviço. Aproveite seus vídeos para aumentar o engajamento nas redes sociais, landing pages e também para convencer o cliente no momento da compra.

Gostou das dicas para melhorar o engajamento de espectadores e clientes em seus vídeos? Aproveite para ler o nosso post sobre o potencial do Branding no YouTube e melhore ainda mais sua estratégia de Youtube marketing!

 

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