Web video: a relação entre vídeo online e marketing de conteúdo

Se estivéssemos cinco anos no futuro, você estaria lendo esse blog post ou assistindo? Segundo um estudo realizado pela Cisco, já no ano que vem, o vídeo online contabilizará 69% de todo o tráfego de internet. Como o web video é uma tendência que não vai voltar atrás, essa é uma pergunta interessante a se fazer.

Pensando nisso, no post de hoje falaremos um pouco mais sobre os vídeos online e sua relação com o marketing de conteúdo. Vamos lá?

A importância do web video

Considerando que os vídeos estão se tornando rapidamente um elemento chave no processo decisório de compra dos clientes, pequenas, médias e grandes empresas que falharem em incluir essa ferramenta em sua estratégia de marketing de conteúdo estarão em desvantagem.

Para pequenas e médias empresas, o vídeo online é mais importante ainda. Nesses casos, diferente das gigantes do mercado, os recursos disponíveis para promover a interação com os clientes são escassos. Quer uma estatística assustadora? O Youtube recebe mais de 1 bilhão de visitantes todo mês: imagine quantas pessoas você pode atingir por esse meio! 

Vamos mostrar a seguir como você pode bombar sua estratégia de marketing de conteúdo com a produção de vídeos online.

Os vídeos integrados à estratégia de marketing de conteúdo

Planejamento

O primeiro passo a se compreender é que, assim como os outros conteúdos já produzidos por sua empresa, os vídeos precisam ser cuidadosamente planejados e inseridos em um contexto maior, fazendo sentido para a estratégia de marketing de conteúdo.

Conversão 

Por exemplo, você possui um e-book épico e quer melhorar as taxas de conversão: é possível utilizar um web vídeo para promover esse e-book! De acordo com a Hubspot, as taxas de conversão em landing pages com vídeos são, em média, 3 vezes maiores do que nas páginas sem vídeos.

Conteúdo e informação

O web video também pode ser um conteúdo épico em si, pois você pode trazer informações de valor para seus clientes de forma muito mais amigável do que textos e outras mídias. Segundo pesquisa da ReelSEO, os vídeos possuem potencial de engajamento 60% maior do que textos. Blog posts, artigos e outros podem conter CTA’s que chamem para assistir a vídeos que tragam um conteúdo mais aprofundado, por exemplo.

As possibilidades são grandes, mas o importante é que, ao se utilizar de vídeos, que eles estejam inseridos na estratégia de marketing de conteúdo.

Aumento da visibilidade da empresa por meio dos vídeos online

SEO

Certamente, uma boa parte da sua estratégia de marketing de conteúdos possui como objetivo melhorar o ranqueamento da empresa, produtos e serviços no Google. Trabalhar o SEO é fundamental para sua empresa aparecer na primeira página e primeiras posições do Google.

Ranking

Por ser uma mídia amigável com o usuário, o vídeo possui peso forte no algoritmo de posicionamento do ranking. De acordo com a consultoria Forrester, páginas contendo vídeos possuem probabilidade 50 vezes maior de estarem ranqueadas no topo.

Diferencial

A utilização de vídeos institucionais como técnica de SEO ainda é pouco explorada, diferencie sua empresa dos concorrentes, criando uma estratégia ousada, que incorpore os web videos e esteja um passo a frente nessa tendência!

Como vimos, a utilização de vídeos online pode dar um boost nos resultados de sua estratégia de marketing de conteúdo. Tenha em mente que esses vídeos devem fazer sentido em um contexto mais amplo, sempre conversando com seus outros conteúdos.

Gostou do artigo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas para gerar leads com os vídeos!

1 Comentário


  1. Realmente, seu blog está de parabéns. Sempre com posts que realmente resolve nossos problemas. Sabe eu sou novo nesta área, sempre acompanho o que você escreve. Obrigado por me ajudar tanto.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *