O que é e como funciona o YouTube Analytics?

O Yutube Analytics é uma ferramenta desenvolvida nos mesmos moldes do Google Analytics, para que você possa avaliar o sucesso do seu canal através de relatórios contendo dados relevantes, como quem tem assistido seus vídeos, dados demográficos, quais os vídeos com maior potencial de lucratividade e muito mais.

Seu surgimento não foi nenhum choque para os usuários da maior plataforma de vídeos do mundo, visto que o Google comprou o Youtube há uma década. Com o crescimento do marketing digital, o que influenciou no sucesso do Analytics, além dos inúmeros conteúdos virais e o surgimento dos youtubers, uma ferramenta completa para mensurar desempenho era necessária.

Agora que já lhe apresentamos um pouco sobre o que é Youtube Analytics, que tal conhecer melhor algumas funcionalidades? Continue lendo!

Sistema de relatórios interativo

Com os relatórios interativos do Youtube Analytics, é possível analisar as diversas métricas disponíveis utilizando três tipos de relatórios:

  • Relatórios de receita: nos relatórios de receita são exibidos todos os valores arrecadados através do seu canal — você pode também fazer uma estimativa de receitas;

  • Relatórios de tempo de exibição : exibem o tempo em que o visitante passou assistindo a um vídeo, permitindo assim obter dados reais sobre sua audiência em vez de contabilizar, por exemplo, quem tenha carregado um vídeo e fechado logo de início;

  • Relatórios de envolvimento: permitem a mensuração de dados relacionados aos usuários inscritos no canal, comentários, compartilhamentos, favoritos, anotações, vídeos em playlists, cartões e, por fim, o “gostam ou não gostam”.

Basicamente, você pode obter todas as informações necessárias para determinar o que está dando certo ou não.

Meios de visualizar dados no Youtube Analytics

Os relatórios do Youtube Analytics são completos e de simples entendimento. Todos os dados podem ser visualizados de diversas formas devido à variedade de gráficos disponíveis. Veja abaixo os principais.

  • Gráfico de linhas: é a opção para entender todas as mudanças que seus vídeos tiveram ao longo do tempo e fazer comparações;

  • Gráfico multilinhas: ideal para fazer comparativos mais complexos, envolvendo um maior número de itens. Pode-se, por exemplo, comparar dados de até 25 vídeos sem que o relatório fique confuso, já que ele é personalizável;

  • Gráfico de pizza: o famoso gráfico de pizza também está disponível, permitindo que o impacto de cada vídeo seja mensurado de forma simples. Assim como no gráfico de multilinhas, o limite de itens a serem detalhados é de 25.

Filtro de dados

Como se pode ter acesso a quase uma infinidade de dados, nada mais conveniente que utilizar os filtros para simplificar a visualização, não é mesmo? No Youtube Analytics, os filtros podem ser aplicados de acordo com o conteúdo, data ou período, área geográfica, tipo de reprodução, entre outros.

Mapas interativos

Nessa opção é exibido um Mapa Mundi em sua tela, onde as regiões das quais os vídeos foram mais visualizados são preenchidas em cores mais escuras, para que se tenha uma melhor noção do alcance de sua audiência.

Escola de Criadores de Conteúdo

Para quem ainda não tem muita segurança de como fazer vídeos incríveis, ou simplesmente não sabe como gravar, a Escola de Criadores de Conteúdo promete quebrar esses obstáculos!

Nessa escola disponível para usuários do Youtube Analytics, aprende-se desde o funcionamento do Youtube até quesitos como formas de engajar o público e dicas mais técnicas (iluminação, som e músicas). Ou seja, alcançar a mesma qualidade daqueles seus vídeos favoritos tornou-se um desafio muito mais simples.

Você já utiliza o Analytics em seu canal no Youtube? O que acha de suas funcionalidades? Responda nos comentários! Aproveite para conferir também o nosso post sobre Curso de Youtube para melhorar o ranqueamento dos vídeos: saiba por que fazer!

 

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