O que aprender para trabalhar com youtube?

Você já deve ter ouvido falar da nova onda de personalidades da internet conhecidas como “youtubers”, certo? O que essas pessoas fizeram para conseguir trabalhar com YouTube? Será que é preciso um grande conhecimento de programas de edição de vídeo?

Quando se conhece as ferramentas certas, trabalhar com YouTube pode ser uma atividade independente altamente rentável. Além disso, você não precisa ser webdesigner ou editor de vídeos profissional, pois existem opções fáceis de usar. Confira a seguir:

Crie um canal

Depois de começar uma conta no YouTube, você deve criar um canal e customizá-lo a sua maneira. A ferramenta é bem simples e permite que qualquer pessoa personalize o canal como quiser. Depois, você pode se cadastrar no programa de parceiros do YouTube para monetizar seus vídeos. 

Use o equipamento que você tem

Muitas pessoas deixam de trabalhar com YouTube porque acham que precisam de um material profissional para começar a gravar e, embora seja ótimo ter câmeras profissionais, tripés e microfone, você tem um equipamento poderoso bem na sua mão: o seu smartphone. 

Muitos youtubers começaram fazendo seus vídeos com a câmera do smartphone ou até mesmo com a webcam do notebook. O que realmente conta é publicar um conteúdo relevante e de qualidade. 

Edite e publique seu conteúdo

Você pegou sua câmera, gravou um vídeo superbacana, mas agora não sabe como editá-lo? A solução pode estar na própria plataforma. É possível editar seu material no próprio YouTube (http://www.youtube.com/editor). Lá você sobe seus vídeos e pode cortar partes indesejadas, ajustar cores e contrastes e ainda inserir uma trilha sonora. A ferramenta é bastante intuitiva e dá para combinar vários vídeos no mesmo clipe. 

Não é nada muito profissional, mas se você não tem nenhuma familiaridade com ferramentas de edição mais complicadas, essa é uma boa ideia para começar o mais rápido possível. Vale lembrar que muitos smartphones, hoje em dia, também possuem aplicativos que permitem a edição de vídeos.

Otimize seus vídeos

Um dos fatores que mais garante seguidores no YouTube é o rankeamento dos seus vídeos. Se eles estão nas primeiras posições na busca orgânica, é bem provável que eles tenham mais visualizações e, consequentemente, seu canal terá mais inscritos. 

Algumas técnicas de SEO básicas são essenciais para otimizar seu conteúdo, como usar palavras-chaves que ajudem na otimização e deixem o título atrativo ao mesmo tempo. Por exemplo, se sua palavra-chave é “ganhar dinheiro no YouTube”, seu título pode ser “Como ganhar dinheiro no YouTube”. 

Na descrição, lembre-se também de continuar usando a palavra-chave contextualmente e de inserir o link da suas páginas de vendas, blog ou link de afiliado, caso houver.  

Faça cursos de edição de vídeo

O YouTube Editor pode ajudar bastante quem não tem familiaridade com ferramentas de edição, mas se você quer realmente trabalhar com essa plataforma e gerar uma renda, o ideal é que seus vídeos sejam o mais profissional possível.

Você pode investir em um curso online de vídeos para YouTube, onde dá pra aprender mais sobre edição de vídeos e, principalmente, sobre estratégias de otimização para conseguir mais visualizações, seguidores e um bom rankeamento. 

Claro, tudo depende de muito trabalho e dedicação, mas se você tem as ferramentas certas nas mãos, os resultados virão rápido. 

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais e fique ligado no blog para mais dicas e novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *