Como pensar e planejar uma estratégia de marketing mobile?

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A maneira como os consumidores consomem informação e interagem uns com os outros mudou muito nos últimos anos. Segundo o IBGE, são mais de 280 milhões de pessoas que usam os dispositivos móveis para acessar a internet só no Brasil. Este dado deixa claro que ao deixar de investir no marketing mobile sua empresa está perdendo boas oportunidades para conquistar um público maior.

O primeiro passo para planejar uma campanha de marketing mobile é definir quais são os seus objetivos. Feito isso, é hora de entender melhor o que é o marketing mobile, entendendo como é possível investir nesta modalidade de marketing que cresce a cada dia.

O que é marketing mobile?

O marketing mobile é o termo usado para descrever as ações de marketing que utilizam os dispositivos móveis para promover produtos e serviços de uma empresa, com destaque para os tablets e smartphones. Esta é uma modalidade do marketing que vem crescendo ano após ano, acompanhando a popularização destes aparelhos.

Quais as vantagens do marketing mobile?

Por se tratar de uma estratégia de marketing focada no uso dos dispositivos móveis para divulgar seus produtos e serviços, o marketing mobile possui uma série de vantagens em comparação a outras ações de marketing. Entre elas podemos listar:

Menor investimento

As campanhas de marketing mobile permitem que você alcance o seu público-alvo a um custo menor que outras estratégias de promoção. Em comparação às mídias tradicionais, como o Rádio e TV, com o mobile marketing você pode ter ótimos resultados com um custo bem menor, pois não envolve altos valores de produção. Os investimentos em uma campanha de marketing mobile podem ser até 300% menores que uma ação promocional tradicional.

Maior segmentação

Através do marketing mobile é possível fazer um trabalho de segmentação que não seria possível em outras ferramentas. Você pode determinar não apenas fatores relacionados ao tamanho do dispositivo do usuário, a plataforma que ele utiliza e até mesmo a região da cidade onde ele se encontra, isso para listar apenas algumas das possibilidades.

Com todas estas opções de segmentação você pode realizar um trabalho ainda mais eficiente para atingir em cheio o público-alvo de seu produto, otimizando os resultados e aumentando seu número de vendas.

Agilidade na comunicação

As pessoas carregam seus aparelhos celulares para onde vão, seja em casa, no trabalho e até mesmo em momento de lazer. Por este motivo ao investir em ações de marketing mobile você se comunica de forma mais rápida com seu público, independente de onde ele esteja.

Além disso, estas campanhas precisam de pouco tempo para ser configuradas e colocadas no ar, permitindo o contato imediato com os clientes e prospects de sua empresa.

Efeito viral

Estes tipos de ações promocionais também podem viralizar de maneira mais rápida que as tradicionais, principalmente, se você facilitar o compartilhamento através dos aplicativos de comunicação mais populares, como o WhatsApp ou Telegram, por exemplo.

Um vídeo bem produzido e engraçado ou mesmo uma super promoção com condições exclusivas possuem grande potencial de se espalhar de forma espontânea, aumentando o alcance de suas ações. E se você oferecer benefícios para quem compartilhar estas mensagens, os resultados podem ser ainda melhores.

Mensuração dos resultados

O mobile marketing permite às empresas o acompanhamento de todos os aspectos de uma campanha promocional, permitindo dizer em tempo real quais os resultados gerados por elas, o que é um dos maiores problemas enfrentados nas ações de marketing tradicionais.

Em ações de mobile marketing é possível dizer quantas pessoas foram impactadas por sua campanha, quantas clicaram nos anúncios, quando os acessos foram realizados e, principalmente, se o fechamento da compra aconteceu através daquele anúncio.

Em quais ações de marketing mobile você pode investir?

São várias as ações que você pode realizar para promover seus produtos ou serviços através do marketing mobile. As mais populares são:

SMS Marketing

Esta é provavelmente uma das primeiras ações de mobile marketing, e também é uma das mais comuns. O SMS marketing consiste no envio de mensagens SMS para os usuários previamente cadastrados no banco de dados da sua empresa. Estas mensagens podem ser utilizadas para manter o relacionamento com o cliente, divulgando novidades de seu serviço e outras informações importantes ou mesmo a oferta de descontos em alguns produtos ou serviços.

Este tipo de ação possui uma taxa de abertura de mais de 90%, sendo uma excelente maneira de garantir que sua mensagem chegue a seu usuário.

Bluetooth Marketing

O bluetooth marketing é uma estratégia promocional que usa da tecnologia bluetooth dos aparelhos celulares para compartilhar conteúdos, promoções e descontos para os usuários, sendo muito úteis para alcançar o aquele cliente que está nas proximidades de sua empresa.

Esta ação pode ser usada para enviar textos, imagens e até vídeos promocionais sobre os produtos ou serviços oferecidos por sua empresa, ajudando muito na aquisição e no entendimento destas ofertas. A vantagem é que seu cliente só recebe a mensagem se aceitá-la, garantindo assim que sua ação não seja intrusiva.

Páginas exclusivas para dispositivos móveis

Para garantir o sucesso de suas ações para dispositivos móveis é muito importante que você pense na usabilidade de sua página na internet, garantindo que seu usuário tenha uma boa experiência ao interagir com o site de sua empresa, independente do tamanho da tela ou sistema operacional utilizado por ele.

Criação de aplicativos móveis

Se você quer ir além da criação de páginas responsivas, uma ótima maneira de alcançar o público da sua empresa é criando aplicativos para serem usados por seus clientes em seus tablets e celulares.

Além de se adaptarem ao formato da tela do aparelho utilizado por ele, os aplicativos móveis o ajudam a consumir menos dados da internet, facilitando sua condução até o objetivo proposto por sua campanha de marketing mobile.

Vídeos promocionais

Muitas empresas acabam ignorando o potencial dos vídeos promocionais em suas ações, mas eles são ótimas ferramentas para ajudar sua empresa a conquistar seus objetivos. Além de explicar funcionalidades específicas de seus produtos e serviços, os vídeos on-line também podem ser compartilhados por seus usuários, aumentando o alcance de suas ações e garantindo um maior Retorno do Investimento.

E você, já realiza alguma ação de marketing mobile para promover a sua empresa? Tem alguma dúvida sobre o processo de promoção em dispositivos móveis? Deixe o seu comentário. Será um prazer tê-lo nessa discussão!

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