Como mensurar resultados de anúncios no Youtube?

Trabalhar com vídeos em uma campanha de marketing digital, como anúncios no Youtube, por exemplo, pode ser muito prazeroso e produtivo. Porém, esse mundo pode enganar aqueles que não souberem como mensurar resultados da forma correta.

É exatamente sobre isso que falaremos no nosso artigo de hoje. É só continuar lendo para saber mais sobre o assunto!

Métricas para mensurar resultados no Youtube

Para começarmos a entender como mensurar resultados de anúncios no Youtube precisamos, em primeiro lugar, dominar quais métricas serão necessárias para provar a efetividade de uma ação no Youtube.

Por exemplo, imagine que você queira usar o canal para capturar leads para a sua campanha de marketing digital. Você produz um monte de conteúdo interessante e tenta direcionar esses leads para entrar em contato com você.

Você nota que teve cerca de 200 mil visualizações durante o primeiro mês de campanha. Ótimo, certo? Na verdade, não necessariamente, já que esses 200 mil views foram divididos nos 20 vídeos divulgados durante o mês, com média de 10 mil visualizações por vídeo (um público fiel de 10 mil pessoas, em vez de 200 mil pessoas diferentes).

Além disso, suponhamos que apenas 5 pessoas foram convertidas em leads, um número baixíssimo. Portanto, sua campanha não foi um sucesso porque conseguiu converter muito aquém do esperado. Mas pelo menos, agora, você sabe que a estratégia deu errado e que precisa buscar novos métodos para melhorá-la.

Para começar, é necessário entender quais métricas são relevantes para o seu objetivo e como medi-las. Normalmente, para poder mensurar resultados de anúncios no Youtube temos que levar em conta as seguintes métricas:

  • Engajamento;
  • Visualizações no relatório do quartil;
  • Cookies únicos e frequência média de impressão por cookie;
  • Taxa de cliques;
  • Custo por visualização médio.

Ferramentas para conseguir medir seus anúncios

Muito bem, agora já sabemos por onde começar  para mensurar resultados de anúncios no Youtube. Mas como obter esses dados e que tipos de ferramentas realizam esse trabalho de medição? 

Existem algumas ferramentas disponíveis para esse trabalho, mas  a mais útil delas é fornecida pelo próprio canal e se chama “Youtube Analytics”.

O Analytics é uma ferramenta que disponibiliza de maneira fácil e rápida várias métricas sobre o desempenho do seu canal na plataforma e também as performances dos seus anúncios.

As métricas que citamos aqui estão disponíveis por lá, seguindo a própria fórmula do Youtube para determinar esses valores. Todos organizados e com gráficos temporais para medir o avanço de algumas dessas métricas.

Para melhorar, ainda é possível comparar métricas para descobrir tendências entre o seu conteúdo, assim como decifrar e entender padrões entre os desempenhos dos seus anúncios publicados.

Para quem deseja medir outro tipo de desempenho, como o de campanhas de branding pelo Youtube, recomendamos a ferramenta Brand Lift, do Youtube também.

Essa é uma ferramenta gratuita que auxilia o trabalho e a divulgação da marca pela plataforma de vídeos, entregando relatórios focados em branding e sobre o desempenho da campanha.

E aí, que tal utilizar essas ferramentas para saber como mensurar resultados das suas campanhas? Mensurando resultados fica mais fácil descobrir onde focar para obter cada vez mais resultados satisfatórios com seus anúncios no Youtube, não é mesmo? 

Gostou do artigo? Então deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *