8 passos para criar vídeos no Youtube

O YouTube está, cada vez mais, se tornando uma excelente ferramenta de marketing digital. O público ganhou gosto pelos vídeos e passaram a utilizar este meio também como uma fonte de pesquisas, não é a toa que vídeos informativos e tutoriais estão crescendo e fazendo muito sucesso. Por isso, elaboramos este passo a passo para você criar vídeos no YouTube.

Pense no conteúdo

Inicialmente, você precisa saber sobre o que você vai falar e para quem, ou seja, qual o conteúdo a ser abordado e quem é seu público-alvo. Um canal amador pode postar aleatoriamente sobre qualquer coisa, mas se você quer um canal profissional e tem objetivos com ele, então é preciso estar tudo planejado com antecedência.

Elabore conteúdos originais e faça uma pesquisa na internet para ver o que outras pessoas têm trabalhado sobre o tema que escolheu.

Elabore os primeiros roteiros

Quando você já tem uma ideia de qual será a abordagem do canal, então é hora de elaborar os primeiros roteiros. Não é legal você publicar o primeiro vídeo e depois levar muito tempo para publicar o próximo. Se as pessoas gostarem do primeiro, vão querer ver outro logo, então, de início, não as deixe esperando muito ou você cairá no esquecimento.

Verifique o equipamento

Você não precisa fazer uma produção de TV para conquistar audiência no YouTube, basta que seus vídeos sejam criativos e tenham um conteúdo que seja do interesse do seu público.

Então, basicamente, você só precisa se preocupar com uma boa captação de áudio (vídeos com ruídos são péssimos e ninguém gosta de assistir), qualidade da imagem e iluminação.

Grave seu primeiro vídeo

Como tudo na vida, a primeira vez é sempre mais difícil, bate o nervosismo, algumas coisas não dão tão certas assim, mas é tudo normal. Considere o primeiro como um teste. Por isso, explore tudo o que você tem vontade de fazer. Vale, inclusive, elaborar dois roteiros com cenários e abordagens diferentes sobre o mesmo tema, e depois você escolhe qual ficou melhor.

Além disso, não fique preso a primeira gravação feita. Grave duas, três, quatro vezes a mesma cena. Isso é importante para você se soltar e ganhar familiaridade com a câmera e o microfone.

Capriche na edição ao criar vídeos no YouTube

Por mais simples que seja o seu vídeo ou mesmo que você queira algo mais realista e natural, é importante que as gravações passem pela edição. Sempre tem algo a ajustar, seja uma luz ou um ruído no áudio.

Colocar legendas quando for preciso e alguns efeitos, como trilha sonora e vinhetas, são bem atrativas para quem está assistindo e dão um tom de profissionalismo e comprometimento com o seu trabalho. Cuidado com trilhas sonoras que possuem direitos autorais, pesquise por trilhas brancas ou de domínio público.

Use um software de edição de vídeo, há opções pagas e gratuitas na internet. Depois é só salvar numa dessas extensões: .mov; .avi; .wmv; .mpeg; .webm; .flv.

Crie um canal no YouTube

Há quem faça isso como primeiro passo, mas é interessante não ter pressa na criação do canal. Muitas vezes, você idealiza o canal de um jeito, cria um nome legal, mas no momento de elaborar os roteiros ou fazer as gravações vê que não será viável aquilo que estava esperando ou tem uma grande ideia que pode mudar totalmente o perfil do seu canal, então não se preocupe com isso no início.

Coloque o vídeo no seu canal

Chamamos esse processo de fazer um upload do vídeo, o que é muito simples. Basta fazer o login na conta cadastrada no YouTube e clicar no botão “carregar”. Depois é só seguir os passos que lhe forem indicados. 

Insira todas as especificações do vídeo

Depois que for feito o upload, você verá que há espaços para inserir título, categoria, descrição e tags. Esses dados são importantes porque vão ser utilizados para o seu vídeo ser exibido como resultado nos mecanismos de buscas.

Procure colocar sempre tags curtas e específicas e com total relevância ao conteúdo do vídeo.

Agora que você já sabe como criar vídeos no YouTube, descubra como colocar seus vídeos nas primeiras posições do Youtube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *