Você sabe o que é o marketing mix?

O marketing mix, também conhecido como composto de marketing, é a base do desenvolvimento das estratégias desse setor. Ele reúne os elementos mais essenciais que devem ser analisados por uma empresa na hora de criar as ações necessárias para atingir o público-alvo desejado. O conceito de marketing mix, criado na década de 1960, ainda é atual e pode ajudar sua empresa a crescer quando aplicado em meios digitais.

Nesse post vamos lhe mostrar o que é o marketing mix e como usá-lo da melhor forma! Acompanhe!

O que é marketing mix?

O marketing mix é composto pelos quatro P’s, que são os elementos necessários para uma empresa alcançar o cliente. Ao alternar um desses fatores, consequentemente altera-se a forma como o consumidor se relaciona com a marca. Conheça os quatro “Ps” e como eles irão influenciar seu negócio:

Produto

São as ofertas possíveis, podendo ser bens materiais ou mesmo serviços. Exemplo: variedade de produtos, características, vantagens, qualidade, embalagem, atendimento etc.

Preço

É o valor monetário do produto ou serviço, representa o valor real pago pelo cliente para adquirir aquele produto ou serviço. Exemplo: produto, condições de pagamento, finanças, prazos etc.

Promoção

São as formas de divulgação do produto ou serviço, representadas pela publicidade, propaganda, relações-públicas. Exemplo: anúncios, merchandising, força de vendas etc.

Praça

é o local onde o produto será comercializado até chegar ao cliente. Exemplo: distribuição, canal, estoque, transporte etc.

Como aplicar o marketing mix no cenário digital?

Em uma situação cotidiana, pode-se explicar a aplicação do marketing mix com um negócio básico, por exemplo, uma barraquinha de cachorro-quente:

Produto: cachorro-quente

Preço: R$ 3,00

Promoção: boca a boca, cartazes e panfletos

Praça: em frente a escolas.

Já quando você está em um cenário digital, o produto/serviço não sofre uma alteração brusca, mas deve-se pensar em novas formas de pagamento, que sejam mais atrativas para este local. A promoção pode incluir banners em sites relevantes, links patrocinados, vídeos no Youtube, entre outros. A praça, ou seja, o local onde será comercializado será o próprio ambiente digital, sendo necessário desenvolver um site que atenda essa demanda, inclusive com adequação para acessos mobile.

Como usar a estratégia de marketing mix no YouTube?

Um dos meios que mais crescem e oferecem alternativas mais inovadoras para os negócios são os vídeos, pois são uma forma mais direta e informal de fazer contato com o público-alvo, ao mesmo tempo que permitem explorar diversos recursos visuais e sonoros.

A expectativa é que os anúncios em vídeos na internet sejam parte considerável da publicidade e que cada vez mais surjam recursos que facilitem a interação entre os usuários e as marcas.

O YouTube, por exemplo, já anunciou seu serviço de Shopping Ads, no qual o usuário pode, enquanto assiste a um vídeo, fazer compras dos produtos citados. Este recurso não beneficia apenas grandes empresas, mas pequenos e médios empresários, que podem utilizar a novidade para aumentar o engajamento dos usuários e melhorar a interação, fazendo com que o próprio YouTube funcione como um canal de venda dos produtos.

A tendência do marketing mix é que cada vez mais os ambientes digitais se tornem a “praça” de venda do produto. Anteriormente, esse meio seria especificamente o site da própria empresa, mas hoje em dia os recursos já permitem que o ambiente de compra e geração de leads seja uma rede social, ferramenta de busca ou o próprio canal do YouTube.

O marketing mix é usado há décadas para ajudar no planejamento das estratégias para atingir o público-alvo desejado. Os elementos continuam os mesmos, mas os canais estão se atualizando e os empresários que explorarem essas novas possibilidades vão sair na frente, aumentando as vendas e fidelizando clientes.

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