Saiba onde divulgar suas ações de marketing online

As empresas que estão migrando suas ações de marketing para a internet têm à disposição diversos meios para se comunicar com o público. Opções como sites, blogs, buscadores, redes sociais e e-mail fazem parte desse leque. A escolha de um ou mais canais depende da estratégia usada, público-alvo, objetivos, recursos e outros fatores ligados ao planejamento.

Aliás, essa dúvida é comum entre os gestores que começam a enxergar na internet a possibilidade de expandir seus negócios e vender mais. Nesse caso, você conhecerá os principais canais de comunicação usados para disseminar ações de marketing digital e como aproveitá-los para extrair mais resultados. Acompanhe!

Site e blog

Esses dois canais formam a estrutura central para qualquer estratégia de marketing online. Geralmente, tudo o que é feito em outros meios, como nas redes sociais e nas técnicas de SEO, é para direcionar tráfego ao site ou blog visando a conversão.

O blog, por exemplo, é o ambiente predominante para a prática de marketing de conteúdo. Tanto o meio (o blog) quanto o método (o marketing de conteúdo) são universais no sentido de utilizarem vídeos, textos, infográficos, podcasts e e-books com o intuito de entregar um conteúdo relevante para o público.

Quando os consumidores são abastecidos com conteúdos de qualidade e segmentados, a relação criada com eles tende a render mais frutos. É possível aumentar o reconhecimento de marca, gerar mais leads e clientes por custos menores e elevar a taxa de fidelização.

Marketing de busca

Vale lembrar que, na internet, não basta apenas produzir bons conteúdos e achar que serão encontrados facilmente pelo público. É necessário ser bem visto também pelos motores de busca, em especial o Google.

Esse trabalho pode ser dividido em dois segmentos: ganho de tráfego orgânico ou pago. Para a primeira opção, é aconselhável o uso do SEO (otimização para buscadores) para posicionar seu site/blog nos primeiros resultados. Já para a segunda, o recomendável é o investimento em plataformas de links patrocinados, como o Google Adwords.

Exemplo de SEO: em um vídeo publicado no YouTube, para fazer com que ele seja encontrado na primeira página das pesquisas relacionadas ao tema no Google, é importante ter uma palavra-chave no título, usar tags para referenciar o vídeo, interagir com os comentários, dentre outras técnicas de SEO para vídeos.

Redes sociais

As plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat e o próprio YouTube já fazem parte da vida dos consumidores. Logo, é natural que devam fazer do marketing de qualquer empresa.

É importante salientar que cada rede possui suas próprias características, limitações e usuários. A depender do seu produto e público-alvo, não é obrigatório estar presente em todas elas, mas é bom figurar nas principais (Facebook e YouTube). Por exemplo: para uma empresa com um produto ou serviço visualmente bonito, o Instagram é uma alternativa; assim como o LinkedIn seria uma boa opção para uma consultoria de negócios.

Nas redes sociais, você pode trabalhar com vídeos, fotos, memes, artigos, enquetes e outras ações para aumentar o engajamento do público com a marca, levar audiência para o site/blog e gerar novos negócios.

Campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing segue como uma das estratégias de marketing digital mais usadas. As principais vantagens são a comunicação direta, altas taxas de interação e mais conversões do que nas redes sociais, por exemplo.

Normalmente, o público que faz parte de uma lista de e-mail marketing deu autorização para receber os conteúdos, ou seja, já há um interesse natural em criar um relacionamento com a marca. Essa reciprocidade entre contato e empresa reflete a necessidade de compartilhar conteúdos de outros canais e produzir materiais exclusivos para a sua base de leads.

Basicamente, esses são os 4 meios mais usuais, que podem se desmembrar em muitos outros dependendo da quantidade de redes sociais adotadas para divulgar suas ações de marketing digital. Se você pretende investir, entre outras técnicas, em vídeo marketing, marketing de conteúdo ou anúncios segmentados, saiba que cada um desses canais cumpre um papel importante para alcançar os seus objetivos propostos no planejamento.

Qual desses meios você acredita que suas ações de marketing podem ser mais eficientes? Deixe a sua opinião e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

 

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