O que é storytelling e como usar essa técnica para vídeos?

Se você está procurando uma forma eficiente de engajamento junto ao seu público-alvo, provavelmente já reparou no poder que tem o vídeo para a internet. Só que não basta publicar materiais audiovisuais. É preciso estabelecer uma estratégia para que eles, realmente, consigam tocar a sua audiência. E é exatamente por essa razão que o storytelling vem conquistando cada vez mais adeptos pelo mundo afora.

No post de hoje explicaremos o que é o storytelling, a importância dele na hora de criar seus vídeos e, além disso, ofereceremos dicas para ser bem-sucedido nesta empreitada. Vamos lá?

O que é storytelling?

Storytelling é um termo da língua inglesa que pode ser traduzido, literalmente, como contação de histórias. Mas, o significado é um pouco diferente do que se pode imaginar à primeira vista. O storytelling é uma ferramenta de marketing que muda o parâmetro de relação do público diante de um vídeo publicitário.

Ele se aproveita da capacidade de engajamento de uma história para poder, dessa forma, entregar de maneira mais efetiva as mensagens de uma marca.

Qual a importância do storytelling para criar vídeos incríveis?

Você provavelmente está se perguntando o que isso pode ter a ver com a criação de vídeos. E a resposta é: tudo. Um vídeo sempre parte de algo que você quer ou precisa dizer para um público, certo? Então, em vez de fazer isso de maneira meramente informativa (como se estivesse fazendo uma leitura de uma notícia de jornal), você oferecerá à sua audiência uma experiência dentro de um assunto, com início, meio e fim. E, mais importante, uma informação que está inserida em um contexto maior e não apenas uma peça solta.

O resultado é que, ao utilizar técnicas narrativas (desenhar uma história, criar personagens, apresentar o obstáculo da trama, indicar o clímax e apontar uma resolução) no seu storytelling, o seu vídeo passa a ter um maior apelo emocional perante o público. Isso facilitará para que as pessoas usufruam melhor da experiência de visualizar, comentar, curtir e indicar esse material para o seu círculo de amigos.

A partir daí, seus vídeos terão uma chance muito maior de serem absorvidos e — quem sabe — até se tornarem virais.

Quais as principais dicas para utilizar o storytelling?

A primeira dica que oferecemos para você é usar experiências dos seus consumidores. Uma ótima maneira de ajudar o seu público a entender o que sua marca oferece e ter a certeza de que você tem a capacidade de cumprir com o prometido, é mostrar cases da sua clientela. Assim, não apenas você cria conteúdo interessante para divulgar nos seus canais, mas também aumenta o respeito pela sua marca frente a concorrência e perante possíveis interessados.

Outra forma interessante de usar o storytelling é criar uma série fictícia. Como assim? Explicamos. Já que o objetivo do seu vídeo é contar uma história, você pode se aproveitar para criar, realmente, uma web série. Não precisa ser nada muito elaborado (mas necessariamente precisa ser muito bem executado). Lá, você poderá apresentar resoluções de dúvidas clássicas, promover maneiras diferentes de uso dos seus produtos e serviços e até mesmo apresentar dados e características técnicas de uma forma bem mais amigável.

Produzir entrevistas também é uma ótima dica! Você pode usar experiências de clientes, de colaboradores e até mesmo conseguir materiais interessantes junto a formadores de opinião dentro da sua área de atuação. Assim, seu público terá acesso a diferentes opiniões, em formato direto e simples, para poder basear suas próprias decisões de compra.

Para te ajudar faça um planejamento explicando com quem, quando e porque falar. Especifique como serão as entrevistas em vídeo, detalhe quais as filmagens de arquivo histórico da empresa serão usadas, bem como os equipamentos e os colaboradores que trabalharão no projeto.

Agora que você já sabe o que é storytelling e conhece as estratégias para começar a criar vídeos incríveis, não deixe de usar nossa área de comentários para tirar sua dúvidas. Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *