O que é Persona e como criar uma de relevância para seu negócio?

De olho no mercado é possível perceber que as relações com os clientes estão se modificando ao longo dos anos. Hoje em dia, para criar uma boa estratégia de marketing ou mesmo campanhas que gerem resultados efetivos, é preciso ir além. Sabendo o que é persona, é possível estreitar a relação da sua empresa com os clientes. Você sabe como?

Neste artigo você vai conhecer mais sobre personas e aprender algumas dicas para criá-las e ampliar ainda mais os resultados do seu negócio.

A importância da segmentação do conteúdo

Imagine a seguinte situação: um cliente está interessado em comprar roupas esportivas pela internet. Visita alguns sites, assiste alguns vídeos em canais especializados, observa preços e, por fim, acaba realizando a compra. Dias depois, ele passa a receber anúncios do site oferecendo livros de autoajuda ou artigos para pets. Talvez, ele realmente estivesse interessado em comprar essa categoria de livro ou um artigo para o seu “animalzinho”, no entanto, o mais provável é que esse cliente nem abra o informativo enviado pelo site.

Constantemente, recebemos centenas de conteúdos que não são de nosso interesse e que acabam nem sendo vistos, o que por certo diminuem a chances das empresas de fazerem negócios conosco. Agora imagine se ao invés disso, a loja enviasse informativos ou conteúdos relevantes para esse cliente, sobre outros artigos esportivos. As chances dele comprar novamente seriam muito maiores. Esse exemplo simples foi apenas para demonstrar a importância de direcionar e segmentar o conteúdo e é aí que entra a Persona.

Definição de persona

As personas são personagens criados com base na definição de um conjunto de informações que sua empresa possui sobre os clientes. Diferentemente do público-alvo, onde são levantadas apenas dados básicas como idade, sexo ou profissão, por exemplo, por meio das personas é possível identificar mais características sobre quem são os clientes de modo a segmentá-los.

E isso pode fazer uma grande diferença para os resultados do seu negócio, porque sabendo quem são, quais os interesses e as dificuldades e muitas outras informações relevantes a respeito das pessoas que sua empresa atinge, se torna mais fácil enviar um conteúdo mais direcionado.

Quanto mais próxima sua empresa for dos seus clientes reais e daqueles que ainda estão apenas em potencial, e quanto mais relevante for o conteúdo que você envia para eles, aumentam as chances dessa pessoa se interessar. E por isso é tão importante investir em personas. Veja a seguir algumas dicas para você criar uma persona de relevância para seu negócio:

Procure fazer um bom planejamento

Essa necessidade de segmentar sua estratégia ou campanha precisa ser pensada de modo a atingir as pessoas de maneira adequada. O objetivo é entregar um conteúdo que, de fato, seja relevante para esta pessoa e por isso o primeiro passo é planejar a criação de personas. Para isso é necessário definir quais questões serão levantadas. Selecione também um grupo de clientes para realizar essas perguntas. Esse número pode variar de acordo com as necessidades da sua empresa.

Conheça alguns exemplos de perguntas que podem ser realizadas em um levantamento de dados:

  • Onde você trabalha?

  • Qual sua função?

  • Qual seu nível de escolaridade?

  • Qual sua idade, tem filhos, estado civil?

  • Onde você mora? (Estado/Cidade)

  • Quais redes sociais você mais utiliza?

  • O que você gosta de fazer?

  • Quais são seus principais desafios?

  • E quais seus objetivos?

Essas perguntas podem ser ainda mais elaboradas, sempre pensando na proposta da sua empresa.

Com esses dados em mãos é possível cruzar informações e criar um ou mais personagens que representem as pessoas entrevistadas. As personas se tornarão um exemplo de quem são seus clientes e de como deve ser planejado e desenvolvido o conteúdo que será passado para elas.

Esses personagens podem ser ainda mais bem elaboradas, recebendo nome e até fotos fictícias tornando essa interação mais pessoal. Um exemplo poderia ser:

  • Marcos

  • Empresário

  • Atua no ramo de consultoria empresarial

  • Formado em administração

  • 33 anos/ Casado/ Tem 1 filho

  • Mora em São Paulo, Capital

  • Reside próximo ao Parque Ibirapuera onde pratica corrida diariamente. Frequentemente participa de competições como amador.

Com todas essas outras informações que foram levantadas sobre alguns clientes é possível traçar um perfil. E se aquele site de vendas de artigos esportivos ― que foi mostrado como exemplo no início do post ― utilizasse as informações da persona, certamente enviaria um conteúdo mais segmentado, atraindo ainda mais os clientes.

Fique atento aos erros e lembre-se de documentar

Para criar personagens que, de fato, representem os clientes da empresa, é preciso também observar os pequenos erros como exagerar no número de personas, não fazer as perguntas corretas, por isso passar a deduzir informações ou até mesmo ficar preso a detalhes desnecessários. Eles podem fazer a diferença no resultado final do trabalho da empresa.

Fique atento! Tenha em mente que o propósito de criar personagens é facilitar a interação da empresa com os clientes. Coloque essas informações em uma planilha ou mesmo em um documento e deixe sempre à mostra, para lembrar quem são as personas e como direcionar o melhor conteúdo para elas.

Analise com frequência os resultados

Depois de planejar e criar as personas é essencial analisar os resultados obtidos. Com base nisso, é possível saber se suas ações foram bem direcionadas e se estão atingindo os clientes reais e também os clientes em potencial da empresa de maneira adequada. Outro motivo para testar com frequência esses resultados é porque, com o passar do tempo, é possível que os interesses e necessidades dessas personas se modifiquem e, por isso, é essencial manter essas informações atualizadas.

Invista em personas e amplie os resultados

Muitas empresas têm investido na criação de personas e ampliado seus resultados. Independentemente do tamanho da sua empresa, é essencial conhecer detalhadamente quem são as pessoas que estão do outro lado. Os consumidores e clientes são o termômetro que indica se sua empresa está indo no caminho correto ou não, e por isso bem mais do que pensar em trazê-los, é fundamental encontrar a melhor maneira para conquistá-los.

Saber o que é persona é essencial e pode ajudar a direcionar melhor o conteúdo e trazer mais visibilidade empresa, conheça também 3 dicas matadoras para aumentar o número de inscritos do seu canal.

 

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