O que é lead? Saiba um pouco mais!

Com a popularização do Marketing Digital, novos termos foram adicionados ao mundo dos negócios — como captação e nutrição de leads, por exemplo. Entretanto, muitos ainda não sabem exatamente o que é lead e qual o papel dele na geração de lucro da empresa.

Se identificou? Então, o post de hoje é para você! Continue a leitura e conheça tudo o que você precisa sobre o lead! Vamos lá?

O que é lead?

A definição é simples: um lead é uma pessoa que tem algum nível de interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa — ou seja, é um cliente potencial. Dentro do Marketing Digital, o lead é, mais especificamente, um usuário que se encontra ao alcance da empresa — independente do canal digital a que ele está conectado.

Virtualmente, um lead pode chegar até a empresa como visitante do site, blog e redes sociais, a partir de estratégias de atração e geração de permissão de contato direto. Ao informar o contato em troca de algum conteúdo relevante, o lead passa a ser visto como uma  oportunidade — e, posteriormente, é encaminhado para a equipe comercial.

Com um cliente potencial melhor preparado em mãos, as chances de fechar a venda aumentam consideravelmente! Nesse sentido, a informação mais valiosa do lead é o endereço de e-mail — pois é através dele que você poderá estabelecer uma comunicação direta, responder dúvidas e enviar conteúdos interessantes.

Por que gerar leads?

Agora que você já entendeu melhor o que é o lead, está na hora de abordamos a importância dele para o sucesso da sua empresa. Trabalhar na geração de leads é a melhor forma de atrair pessoas interessadas em seus serviços e produtos — oferecendo conteúdos e informações relevantes para que a sua marca se torne a primeira opção de compra.

Saber o que eles estão buscando possibilita à empresa ajudá-los a entender melhor sobre o que você oferece — e, também, a sanar dúvidas. Essa é a oportunidade de você se relacionar com o cliente, construir uma ligação com ele e deixá-lo confortável para fazer negócios com a sua empresa. Quanto melhor você se relacionar, maiores as chances de eles se tornarem clientes!

Como atrair leads?

A maneira mais eficiente de atrair leads é investir no Inbound Marketing, popular estratégia de Marketing Digital. Nele, a sua empresa irá direcionar o consumidor ao longo do Funil de Vendas, seguindo quatro passos:

Atração

Com o perfil do lead definido, você precisa chamar a atenção dele! Foque em abastecer o blog, criar perfis nas redes sociais, melhorar as técnicas de SEO e ter um site bem estruturado — e, preferencialmente, responsivo.

Conversão

Depois de atrair o lead, você precisa coletar informações de contato como nome e e-mail. Para ele fornecer os dados ofereça materiais ricos como ebooks, infográficos e treinamentos, por exemplo. Use Call To Action, Landing Pages e formulários sem medo;

Fechamento

O próximo passo é transformar seu lead em cliente. Para isso, conquiste sua confiança mostrando seu interesse nele — usando o e-mail para alimentá-lo com informações relevantes. Aqui, ter uma Automação de Marketing baseada no ciclo de vida e comportamento do cliente também faz parte da estratégia.

Fidelização

Fidelizar um cliente só traz vantagens para a empresa! Mesmo que ele já tenha adquirido um produto ou serviço, você pode conquistá-lo de vez através de uma nova Automação de Marketing — oferecendo benefícios como promoções e cupons de desconto, por exemplo.

Agora que você já sabe o que é lead e como ele é importante para o sucesso da empresa, está pronto para conquistar novos clientes! Quais são as estratégias de atração e fidelização já existentes em sua empresa? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!

 

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