Mobile marketing: por que investir nessa estratégia?

Estar atento ao mobile marketing, essa nova tendência do marketing digital, é fundamental. Isso se dá porque a tecnologia mobile é tratada como o futuro da maneira como as pessoas se relacionam com a internet. Portanto, estar pronto para essa modalidade tecnológica é essencial para quem usa o mundo digital para fazer negócios.

Mas a tecnologia mobile não é o futuro: ela já é o presente das estratégias de marketing. No vídeo Mobile Day, apresentado pelo Google, a importância fundamental desta tecnologia fica evidente: “os consumidores já abraçaram a tecnologia mobile e as marcas ainda estão correndo atrás disso”. Além do impacto cultural, confira outros dados reveladores:

  • 86% das pessoas pesquisam informações no celular antes de realizarem uma compra;
  • 6 em cada 10 espectadores estão conectados na internet por smartphone enquanto assistem TV;
  • 7,2 milhões de brasileiros acessaram a internet apenas pelo celular em 2013 (Jornal Globo).
  • 43 milhões de brasileiros acessaram a internet pelo celular em 2014 (DataFolha).
  • 15% das compras on-line são realizadas pelo smartphone (E-commerce News)

Estes números são impressionantes e, por si só, já são um grande motivo para que sejam feitos investimentos em mobile marketing. Mas, além deles, ainda há algumas razões importantes de pontuar. Confira!

Mobile marketing é onipresente

A maioria dos usuários de smartphones carregam seus dispositivos consigo o tempo inteiro. Isso significa que o celular é uma tecnologia onipresente na vida das pessoas. Aliás, por si só, esse dado já traduz todo o conceito da tecnologia mobile (móvel): ter o mundo digital à sua disposição onde quer que você esteja. Com isso, há muito mais possibilidades para o marketing.

Melhor segmentação do público

Em comparação com outros dispositivos, os smartphones possibilitam uma melhor segmentação do público. Essa tecnologia possibilita saber exatamente o que a pessoa acessa e onde ela está (geolocalização). Isso não apenas melhor direciona as campanhas, como ajuda a compreender e analisar o comportamento do usuário. Este benefício melhora os padrões de marketing e serviços oferecidos aos seus clientes.

Maior intimidade com o público-alvo

O smartphone é uma tecnologia de uso pessoal, o que é diferente de um desktop, por exemplo. Os smartphones são de uso exclusivo e guardam dados pessoais. As campanhas de marketing direcionadas para dispositivos móveis podem acarretar em um grau maior de confiança do público, visto que a interação por essa mídia já surte esse efeito psicológico. Com isso, é possível sensibilizar ainda mais o público, aproximando o cliente da empresa.

Menor custo para o marketing

Criar propaganda e ações de marketing para dispositivos móveis são mais simples e baratas do que para desktop. Aliás, isso indiretamente gera outro benefício: produzir artefatos de marketing mais simples. Essa simplicidade é algo muito importante pois diminui o esforço que o público tem para entender e interagir com a ação, o que aumenta a eficácia. Além de mais baratas e fáceis de fazer, as ações de mobile marketing são mais assertivas.

Apresentamos algumas vantagens do marketing mobile, mas há muitas outras. Apostar nessa tecnologia não é apenas uma escolha que dará vantagem competitiva. Trata-se de uma necessidade, tendo em vista o crescente consumo e a inevitável mudança da maneira como o cliente consome produtos no meio digital.

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