Marketing online x offline: você realmente sabe a diferença?

Muitas empresas têm apostado no marketing online para impulsionar seus negócios, ampliar a capacidade de vendas e atingir um público maior. Ainda assim, há certa confusão sobre quais estratégias adotar. Até mesmo, porque muitos empreendedores não têm uma exata noção das diferenças entre marketing on-line e marketing off-line.

No nosso artigo mostraremos as diferenças de cada um e quais as vantagens de se adotar uma estratégia de marketing digital. Mas antes de qualquer coisa, vamos exemplificar as diferenças do marketing on-line e do off-line por meio dos artefatos de cada um.

Artefatos do marketing on-line

Artefatos do marketing off-line

  • Rádio;
  • Televisão;
  • Outdoors;
  • Jornais;
  • Revistas;
  • Catálogos;
  • Folhetos, folders e flyers;
  • Mala direta;
  • Ações locais.

O marketing off-line já é bem conhecido. Afinal, ele vem tradicionalmente sendo aplicado durante toda a história. No entanto, com o aumento do consumo das mídias on-line em detrimento das tradicionais, ele vem perdendo espaço para o digital.

As especificidades do marketing on-line

O marketing on-line já é um termo bastante conhecido pelas empresas. Apesar disso, muitos empresários ainda estão longe de entender quais as vantagens e potencial das mídias digitais. Com isso, eles não conseguem aproveitar de maneira ampla todos os benefícios oferecidos pela internet.

Aliás, estes empresários tentam reproduzir o marketing off-line por meio dos canais digitais. Isso é um erro, já que os internautas possuem um comportamento completamente diferente do que se costuma ver nos consumidores off-line. O internauta é mais ativo, ele vai em busca do produto e da informação, considerando invasivos a maneira como os anúncios off-line são feitos.

Portanto, as empresas não apenas têm o desafio de transformarem as suas estratégias em ações de marketing digital, como também precisam entender o comportamento dos novos consumidores. O marketing digital possui inúmeras vantagens. Confira!

As vantagens do marketing digital

1. Redução de custos

Um dos motivos que tem levado muitas empresas a investirem no marketing on-line é custo menor de investimento que este exige. Ele oferece um excelente custo-benefício, além de total controle do que é investido e uma boa mensuração de resultados.

Além do mais, ele oferece recursos gratuitos como SEO, as mídias sociais e os blogs, por exemplo. A publicidade on-line também é mais barata. Diferente dos anúncios da TV, por exemplo, os anúncios na web são pagos por clique ou alcance, o que gera retorno real.

2. Mensurabilidade

O marketing on-line é facilmente mensurável por meio de ferramentas como o Google Analytics. Ao contrário dos anúncios off-line, você pode ter informações precisas sobre o seu público, como preferências, idade, etc., e ainda verificar a eficácia de suas estratégias digitais. Dessa maneira, é possível, inclusive, tornar as campanhas mais assertivas.

3. Resultados em tempo real

É possível acompanhar os resultados das estratégias de marketing assim que eles são implementados. Desta forma, a eficácia delas pode ser acompanhada assim que entra no ar, possibilitando alterações, se necessário.

4. Segmentação

Trata-se de uma das maiores vantagens do marketing on-line. Nele é possível determinar o público-alvo que receberá suas ações de marketing, fazendo com que apenas as pessoas a quem realmente interessam os produtos vejam seu anúncio. Isso reduz desperdício de tempo e dinheiro, aumentando as vendas.

5. Campanhas perenes

O tempo de vida, em média, de uma campanha no marketing off-line é de 1 a 4 semanas. Já no marketing on-line é possível produzir artefatos que rendem clientes para sempre. Um bom exemplo é a produção de conteúdo rico, como vídeos com conteúdo perene, por exemplo. Este tipo de material sempre receberá visitas do público que tem algum interesse no produto.

Apesar de ainda ser importante, a tendência é que marketing off-line perca cada vez mais espaço para o marketing on-line. O meio digital é uma obrigação tanto para as empresas que querem novas oportunidades, quanto para aquelas que querem se manter competitivas.

Você tem alguma experiência interessante no marketing on-line? Compartilhe-a nos comentários!

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