Marketing digital ou offline? Qual o melhor para meu negócio?

O principal segredo para o sucesso nas vendas de qualquer tipo de produto ou serviço é fazer com que o máximo de pessoas saibam a respeito do que que você tem a vender, e se interessem por aquilo, é claro. Mas qual é a melhor forma de se conseguir isso? Atualmente, além do marketing tradicional existente em anúncios de TV e rádio, panfletos, outdoors, e outras formas de se divulgar, existe o marketing digital, que possui uma maneira diferente de abordagem, não se bastando em ser realizado em banners em sites ou redes sociais ou em anúncios do YouTube.

A grande dúvida que muitos empresários têm é qual das formas é a mais eficaz para aumentar as vendas do seu negócio, ou se é necessário lançar mão dos dois para resultados ainda melhores. Os tópicos abaixo poderão lhe ajudar a decidir qual é a opção mais adequada, a partir de algumas informações importantes a respeito. Confira!

Principais diferenças entre marketing offline e marketing digital

O marketing offline, ou marketing tradicional, é aquele que estamos acostumados a conviver em nosso dia a dia, assistindo TV, ouvindo rádio, percebendo divulgações feitas em ônibus, outdoors, e todas as formas possíveis de se divulgar fora da internet. Já no caso do marketing digital, a divulgação é feita exclusivamente através da web, seja em anúncios feitos em sites ou redes sociais, e-mails marketing, ou até mesmo formando a opinião do potencial cliente divulgando conteúdo nas páginas da marca, que se sente incentivado a entrar em contato e conhecer mais as soluções que os produtos relacionados podem oferecer.

A importância do ROI na decisão pela melhor forma de divulgação

ROI é uma sigla em inglês para Return On Investment, que em tradução literal quer dizer Retorno em Investimento. A principal questão a ser estudada na hora de avaliar qual é a melhor opção de divulgação para o seu negócio, é qual delas poderá trazer o melhor ROI. Ou seja, o que deve ser bem definido, é quem é o seu público alvo, de forma a compreender onde a divulgação será mais eficaz e terá mais condições de trazer mais pessoas interessadas em seus produtos ou serviços, e consequentemente gerará mais lucratividade.

Uma ação que requer monitoramentos e testes constantes

É muito difícil afirmar de forma genérica qual é a forma mais eficiente de divulgação para a sua marca, em função de todas as ponderações que devem ser feitas antes de se decidir. Isso se dá principalmente em função da diversidade de públicos consumidores dos mais variados produtos ou serviços.

E como dissemos no tópico acima, deve estar muito bem definido qual é o perfil do seu comprador em potencial. Além disso, para justificar a sua decisão, testes com variados tipos de publicidade devem ser feitos para uma análise do ROI a partir de métricas e indicadores para que a definição seja a mais perfeita possível sobre a sua forma de divulgação.

Outra questão importante a ser mencionada na escolha entre o marketing offline ou marketing na internet, é que a forma de atração de clientes é muito dinâmica, variando ao longo do tempo. Para citar um exemplo, hoje em dia é comum ver pessoas idosas acessando informações por meio de celulares e tablets e inclusive fazendo compras, assim como pessoas das mais diversas classes sociais frequentando aeroportos e tendo acesso à publicidade ali exposta. Portanto, sempre meça o ROI e faça testes para que o seu negócio não deixe de acompanhar as tendências.

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