Guia para usar os vídeos do youtube na estratégia de marketing

Os vídeos são, hoje, uma das melhores estratégias de marketing digital disponíveis no mercado. Nesse contexto temos como principal plataforma de vídeos on-line o YouTube. Os vídeos ajudam a mostrar aquilo que queremos, de uma maneira mais engajada e direta.

Este post tem como objetivo servir como guia para usar os vídeos do YouTube na estratégia de marketing da sua empresa.

A importância dos vídeos

Cada vez mais, as pessoas assistem a vídeos, segundo a Cisco. Até 2017, cerca de 70% de todo o tráfego da internet será de vídeos. Veja, então, a importância que devemos dar às estratégias de videomarketing. O futuro da internet está nos vídeos, e o futuro da sua empresa está nas suas mãos.

Planeje com antecedência os vídeos do YouTube

O planejamento é necessário em qualquer estratégia de marketing, e não seria diferente nas estratégias de vídeos. Antes de começar, faça uma pesquisa com o intuito de descobrir o seu público. A partir dessa informação, busque descobrir as suas principais dificuldades e, com isso, desenvolva conteúdos de qualidade que sejam capazes de vencê-las, e por fim defina um calendário de publicações de conteúdo em vídeo.

Garanta que o seu vídeo seja encontrado

O seu vídeo precisa ser encontrado pelas pessoas certas. Dessa forma, otimize-os pelas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), inserindo legendas para que eles sejam encontrados no contexto correto e pelo público certo.

Não existe uma fórmula mágica de SEO que coloque o seu site na primeira posição do Google. O que existem são estratégias de otimização, que poderão ajudá-lo na busca pela tão sonhada primeira posição do maior buscador do mundo.

Preste atenção à taxa de compartilhamento dos seus vídeos

Para que o seu conteúdo em vídeo seja compartilhado na internet, ele deve provocar emoções fortes, empatia e sentimento de nostalgia. Deve, também, exibir o logotipo da marca e, assim, provocar o engajamento do seu público pelo compartilhamento.

Use o YouTube como ferramenta de marketing

Através do YouTube é possível fortalecer sua marca, aumentar as vendas, fazer promoções, e, consequentemente, aumentar o engajamento com os seus clientes. Além disso, ter um canal no YouTube é gratuito, e esse fator elimina muitos custos em relação a propagandas de TV.

Qual o objetivo do seu vídeo?

Qual o papel do seu vídeo? Você está querendo que o telespectador vá até o seu site para obter mais detalhes sobre o assunto abordado no vídeo ou está tentando vender algum produto ou serviço? O seu objetivo pode ser apenas o de qualificar o seu lead, com o intuito de educá-lo, para que ele esteja logo pronto para comprar da sua empresa.

Conheça a sua concorrência

Tente identificar os pontos fortes dos seus concorrentes — o que eles estão fazendo certo? Descubra as suas fraquezas — como posso tirar vantagens disso? A partir daí, defina uma estratégia de videomarketing e produza conteúdo de qualidade para rivalizar com a concorrência ou para se destacar no seu nicho de mercado. Simplesmente ofereça algo que os seus concorrentes ainda não estão oferecendo.

Defina as métricas que serão avaliadas

Como você vai medir os seus resultados com as estratégias de “YouTube marketing”? Pelo número de vendas, visualizações, assinantes do seu canal ou pelo tráfego gerado para o seu site? Esses números dirão se você está fazendo tudo certo ou tudo errado.

Veja a relação das principais métricas de videomarketing:

  • Taxa de visualização: é a porcentagem de pessoas que realmente viram o seu vídeo.

  • Tempo assistido: após 15 segundos, você pode perder cerca de 50% da sua audiência. Então, mantenha o seu vídeo curto e encante o seu usuário.

  • Taxa de cliques: é a porcentagem de vezes que um usuário clicou na sua Call To Action.

  • Compartilhamentos: essa métrica mede o alcance do seu conteúdo — o quanto ele foi                       compartilhado na internet.

Use os vídeos do YouTube em demonstrações de produto

Produza vídeos de demonstração de produtos e serviços. Dessa forma, você será capaz de explicar de maneira simples as principais funções do seu produto e demonstrar na prática o que ele faz e por que é importante adquiri-lo. Imagine ter de explicar as funcionalidades de determinado produto apenas por meio de um texto. Ler é mais cansativo. Em poucos minutos de vídeo você consegue mostrar ao seu cliente as qualidades do seu produto.

Faça entrevistas com especialistas do seu nicho de mercado

Você aprenderá muito através dessa estratégia de videomarketing, além de oferecer um conteúdo de extrema qualidade para os seus clientes. Com essa estratégia, construirá um relacionamento com pessoas do seu nicho e, se caprichar na qualidade da entrevista, o próprio entrevistado o ajudará na divulgação.

Utilize vídeos de depoimento

O seu atual cliente pode ajudar você a conquistar novos clientes simplesmente gravando um depoimento sobre os benefícios dos seus produtos e serviços. Essa estratégia ajuda a construir confiança e aumenta a reputação da empresa, caso seja mencionada de forma positiva nos depoimentos.

Solicite ao seu cliente que faça uma revisão sobre os seus produtos ou serviços, de preferência em vídeo, porque um depoimento em vídeo gera maior credibilidade, diferentemente de um depoimento em texto, muito comum em páginas de vendas que vemos por aí.

Faça um vídeo corporativo

Apresente a sua empresa em um vídeo corporativo, mostre a personalidade e o caráter dela. Esse tipo de vídeo auxiliará no posicionamento de mercado no nível de atuação da organização.

Quando produzir esse vídeo corporativo, tenha em mente a principal mensagem que a sua empresa quer passar. Durante todo o vídeo concentre-se nessa ideia central.

Use Storytelling nos seus vídeos do YouTube

Storytelling é a capacidade de contar histórias relevantes, e uma boa história precisa ser verdadeira, criativa, auxiliando o público a encontrar possibilidades de mudanças e transformações. Assim, faça vídeos que mostrem a mensagem que você está querendo passar e torne a sua marca memorável.

Uma história bem contada gera engajamento, principalmente quando recursos audiovisuais são utilizados. Uma boa história de um filme, com trilha sonora empolgante, capta a atenção do telespectador. Dessa forma, é preciso desenvolver uma estratégia de marketing com base no uso de recursos multimídia, como o vídeo.

Vídeos de venda

Coloque a personalidade da sua empresa ou mesmo a sua em um vídeo de vendas. Essa prática passa maior credibilidade, identificação e autenticidade ao mercado.

Use teasers

Os teasers são utilizados em estreias de filmes e videoclipes de música. Esse tipo de vídeo tem como objetivo deixar os clientes ansiosos por um lançamento, chamar a atenção para uma campanha publicitária.

Faça vídeos de animações

Use a sua criatividade e faça animações. Entregue a sua mensagem ao seu público de forma inovadora e apresente o seu produto ou serviço para o mercado.

Faça vídeos de treinamento

Treine os seus clientes ou funcionários por meio de vídeos de treinamento. Os vídeos podem apresentar com riqueza de detalhes o que se espera de um colaborador, e, da mesma forma, servem para educar o seu cliente, evitando que ele desista de comprar de você ou, caso já seja cliente, deixe de ser.

Use vídeos nas campanhas de e-mail marketing

Segundo o site Viver de blog, incluir vídeos no e-mail marketing aumenta em 280% o retorno comparado a e-mails tradicionais com texto e imagens. Os vídeos também são responsáveis pelo aumento de 21% na taxa de conversão. Incluir a palavra “vídeo” no assunto do e-mail aumenta a taxa de abertura em torno de 20%.

Dentre os tipos de vídeo mais enviados por e-mail constam: tutoriais, demonstração de produtos, apresentação de marcas, cobertura de eventos, depoimentos de clientes e anúncios especiais.

O tempo ideal dos vídeos

Os vídeos curtos são os melhores porque, assim, as pessoas o assistem até o final. Vídeos curtos obrigam a empresa a transmitir uma mensagem clara e direta, o que aumenta a taxa de conversão.

Quando o seu cliente está no topo do funil de vendas, opte por vídeos de curta duração. Quando ele estiver mais “maduro” para comprar da sua empresa, é necessário que se apresentem detalhadamente as especificações do produto ou serviço, para só então concretizar a venda. Para os leads que estiverem nesse estágio do funil, os vídeos terão que ser preferencialmente de longa duração.

Não esqueça da Call To Action no final do vídeo.

Defina qual ação você quer que o usuário tome no final do seu vídeo: pode ser uma curtida, um comentário, inscrever-se no seu canal, compartilhar, assinar a sua newsletter, clicar em um link etc.

Se você conhece alguma outra dica, compartilhe conosco. A sua opinião é muito importante para nós. E não esqueça: se tiver alguma dúvida, comente abaixo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *