Como melhorar a qualidade dos seus vídeos do YouTube

Se você produz vídeos do YouTube, já deve saber que não basta ter uma câmera e pronto. A verdade é que para se produzir bons vídeos e conseguir um bom número de visualizações não é tarefa fácil.

Além da necessidade de produzir vídeos com bons conteúdos, é preciso também produzi-los com qualidade de produção técnica. Neste post, vamos dar algumas dicas sobre como fazer vídeos de qualidade e aumentar as visualizações de seu canal do YouTube. Confira!

Conheça seu público-alvo

A primeira coisa a ser feita antes de criar um canal no YouTube, é determinar e conhecer o seu público-alvo. Identificando o perfil de seu público, você consequentemente conhecerá os gostos da sua audiência, que tipos de assuntos interessam a ela e o que não é relevante. Conhecer o tipo de consumidor que assistirá aos seus vídeos será de grande ajuda para criar pautas e vídeos relevantes, o que com certeza gerará mais visualizações para seu canal.

Tenha sempre um bom roteiro em mãos e procure chamar a atenção de seu público

Não seguir um bom roteiro é uma ótima forma de se produzir um filme sem nexo e incompleto. Por isso, antes de começar a filmar, faça um bom roteiro. Ele será a fórmula final de seu vídeo: falas, enquadramentos, músicas, edição, tudo isso entra nessa parte. O roteiro é o esqueleto do seu vídeo.

Tente também sempre criar descrições e títulos atraentes e criativos para o vídeo, que definam bem do que ele se trata. É importante sempre tentar chamar a atenção do público nos 30 primeiros segundos, de uma maneira criativa e interessante.

Tenha atenção total com a luz e o som

Má iluminação e som estourado ou muito baixo podem simplesmente fazer com que o espectador desista de assistir ao seu vídeo, mesmo que o conteúdo seja o melhor do mundo. Essa parte técnica nunca deve ser ignorada.

A luz precisa estar sempre de frente para quem é filmado e as cenas devem estar sempre bem iluminadas. Quanto ao som, se estiver utilizando apenas os microfones embutidos das câmeras, é preciso falar de forma clara e alta. Já os microfones externos têm uma qualidade bem superior, pois podem não captar ruídos do som ambiente. Por essa razão, considere utilizar esse tipo de microfone, principalmente se for gravar cenas externas.

Faça uma edição diferenciada e de qualidade

Hoje em dia, possivelmente quase todos os vídeos postados no YouTube possuem algum tipo de edição, seja para eliminar partes longas e desnecessárias ou simplesmente para dar mais dinamismo. Para isso, é necessário escolher um bom programa de edição.

Existem diversos programas gratuitos e pagos, para iniciantes e para experts no assunto. Essa escolha é bem pessoal, mas é importante escolher um programa que o agrade e cuja adaptação seja rápida. É importante também não exagerar nos efeitos especiais e só usá-los quando o vídeo realmente pedir. Se for fazer isso, saiba que eles levam tempo para serem feitos.

Não se esqueça de usar somente trilha sonora autorizada

O YouTube tem uma política bastante restritiva com conteúdo não autorizado, principalmente de músicas, então tenha muito cuidado nesse sentindo, pois seu vídeo pode ser até mesmo retirado do YouTube por essa razão. Procure sempre materiais licenciados como domínio público. O próprio YouTube disponibiliza uma grande lista de músicas com licença open.

E então, gostou das dicas de como se produzir vídeos do YouTube? Sinta-se livre pra comentar e compartilhar suas experiências no YouTube conosco!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *