Como ganhar dinheiro com o Youtube?

O YouTube é uma excelente ferramenta de informação e entretenimento. Com mais de um bilhão de usuários, as visualizações crescem 60% a cada ano — e o site é detentor da primeira posição de acessos vindos de dispositivos móveis.

Naturalmente, um lugar que concentra tantas pessoas e movimenta tanta informação não deixaria de gerar receita aos seus produtores de conteúdo. Felix Kjellberg é sueco e dono do canal PewDiePie, o mais seguido do mundo inteiro — marca que parece estar longe de ser batida, já que ele conquista um novo assinante a cada cinco minutos! No último ano, ele fez mais de oito milhões de dólares apenas com seus vídeos de gameplay.

E esse sucesso não é exclusividade dos gringos! Produtores brasileiros, como a Kéfera Buchmann, chegam a faturar até 140 mil por mês com seus vídeos. Quer saber como eles fazem isso? Vem que eu te mostro como ganhar dinheiro com o YouTube!

Adsense

O Adsense é o programa do Google que permite que você autorize a inserção de anúncios em seus blogs e em seu canal do YouTube. Com a ferramenta, você consegue monetizar por visualização ou por clique em anúncios em sua página, próximos à tela de exibição de seus vídeos — ou, até mesmo, informes publicitários inseridos dentro do próprio player.

Programa de parcerias

Sabe quando você vai assistir a algum vídeo no YouTube e passa aquela publicidade antes? Então, saiba que, caso você clique nesse anúncio, ou simplesmente o assista até o final, você está dando dinheiro para o produtor daquele canal.

Além dessa e de outras formas de monetização através da publicidade, existe uma maneira de receber dinheiro e diversas outras vantagens através de um programa de parcerias exclusivo para produtores maiores — o que quer dizer que alguns produtores ganham dinheiro apenas por estar no YouTube!

Sim, você pode ser pago por conteúdo postado, mesmo que não envolva publicidade alguma. Isso acontece por causa do programa de parcerias do YouTube, que permite que produtores com um bom número de visualizações consigam ganhar dinheiro — e outros benefícios — de acordo com o número de tráfego que eles geram para o site.

Para participar do programa de parceria, você deve seguir alguns critérios — como, por exemplo, ter um alto número de seguidores e visualizações. Além disso, o seu conteúdo deve ser original e de qualidade, e você deve possuir uma conta no Adsense já ativada. Existem alguns outros critérios de qualificação, mas, caso você atenda a todos eles, você terá sua candidatura aceita — e poderá começar a lucrar com as postagens na plataforma! Veja aqui como se candidatar a essa parceria.

Conteúdo publicitário

Um outro jeito de ganhar dinheiro com o YouTube, de uma forma um pouco mais independente, é procurar parcerias com marcas e produtos que trabalhem com públicos semelhantes aos seus!

Ao inserir propagandas em seus vídeos, você consegue negociar diretamente com seus contatos — e, dessa forma, possibilita que você escolha exatamente como, o que e de que forma anunciar! Bons exemplos de produtores que inserem conteúdos publicitários de forma criativa são os brasileiros do canal Porta dos Fundos, que chega a faturar mais de um milhão de reais por mês através de seus vídeos de humor.

Existem diversas formas de transformar o seu canal de vídeos em mais uma fonte de renda! Seja por meio do Adsense, de uma parceria com o Google ou de negociações diretas, o ideal é investir em um conteúdo atrativo e compartilhável — para que você aumente suas métricas de assinantes e visualizações e, assim, melhore as possibilidades de faturar em cima de suas produções.

Agora que você já descobriu como ganhar dinheiro com o YouTube, deixe seu comentário divulgando seu canal! Aproveite para juntar-se à conversa, caso você tenha outras dúvidas, sugestões ou experiências sobre o assunto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *