Como funciona os anúncios de vídeos do YouTube?

O Youtube é a maior plataforma de vídeos do mundo e é responsável por centenas de milhares de minutos reproduzidos todos os dias. Estar na tela do computador – ou do smartphone ou do tablet – do seu público, entretanto, nem sempre é tarefa fácil e contar apenas com o tráfego orgânico pode não ser a melhor decisão em alguns momentos. Para aumentar a divulgação de um vídeo do seu canal e favorecer o sucesso do seu canal é que existem os anúncios de vídeos do Youtube. Mas você sabe como eles funcionam? Continue lendo e descubra a seguir.

Para que servem os anúncios de vídeos do Youtube?

Os anúncios de vídeos do Youtube têm função semelhante ao que acontece ao utilizar uma publicação patrocinada no Facebook, por exemplo. O principal objetivo é expandir o alcance da publicação – nesse caso, de um vídeo – para uma audiência maior. Sabe quando seu vídeo está pobre de visualizações e você não sabe o que fazer? É o anúncio de vídeo que você deve utilizar!

Esses anúncios, portanto, são importantes para a popularidade do canal e mesmo para garantir umas – ou muitas – visualizações a mais. O resultado pode ser de um conteúdo que acaba viralizando, de mais inscritos ou de mais popularidade momentânea em relação ao vídeo.

Como funcionam os anúncios de vídeos do Youtube?

Tudo indo muito bem, mas como exatamente funcionam esses anúncios de vídeos? Se você já usou o Google Adwords ou se simplesmente conhece o funcionamento, então vai ficar mais fácil entender o funcionamento desses anúncios.

Isso porque você vai definir um público alvo para quem você deseja que seu vídeo seja exibido de modo a segmentar e conseguir pessoas realmente interessadas em no seu conteúdo.

Nesse sentido, você poderá escolher por três tipos de publicidade diferente: a publicidade dentro de outro vídeo, a publicidade gráfica ou a dos resultados de pesquisa.

No caso do anúncio em vídeo, é mostrada uma propaganda antes do vídeo selecionado para carregamento – ou seja, enquanto o usuário espera pelo vídeo desejado, vê uma propaganda do seu vídeo.

Outra opção inclui com o vídeo aparecendo na lista à direita, de vídeos relacionados e sugeridos. Muitos usuários aproveitam as sugestões para continuar assistindo a vídeos e essa pode ser uma forma de captar a atenção do seu público em potencial.

Não menos importante, há a possibilidade de fazer um anúncio na própria busca de vídeos. Nesse caso, seu conteúdo é mostrado em uma posição de destaque – assim como acontece com uma campanha no Adwords –, embora seja necessário que seu conteúdo seja relacionado à busca do usuário.

No caso da publicidade em vídeo, você só paga se o usuário assistir a 30 segundos ou até o final, enquanto no caso das outras opções o pagamento é por cada clique recebido e convertido em visualização.

Qual a melhor opção para você?

A pergunta de ouro é: qual a melhor opção? Essa resposta, entretanto, depende do conteúdo que você pretende divulgar, do seu público e do quanto você está disposto a investir.

Embora o anúncio em vídeo possa aumentar a chance de conversão – ou, no mínimo, a exposição do canal – nem sempre ele é a opção mais indicada. Em alguns casos, a publicidade na busca faz mais sentido, enquanto em outros a publicidade gráfica é a mais indicada.

Você, inclusive, não precisa se ater a um único meio de exposição. Se tiver recursos o suficiente ou se acreditar que o seu vídeo só precisa de um empurrãozinho extra para conseguir mais alcance de maneira orgânica, então é possível unir mais de um tipo de anúncio, como pesquisa e publicidade gráfica ou publicidade gráfica e pesquisa, por exemplo. 

No geral, o recomendado é que você conheça muito bem a sua audiência e faça alguns testes para entender o que funciona melhor para cada tipo de conteúdo, certo?

Quais as vantagens desses anúncios?

Uma das vantagens mais importantes desses anúncios é que você divulga um conteúdo na exata plataforma que as pessoas estão utilizando. O que significa isso? Simples: que você estará mostrando um vídeo para pessoas que querem ver vídeos.

Diferentemente de um link patrocinado do Google, em que nem sempre as pessoas estão em busca do seu exato conteúdo, ou de uma publicação impulsionada no Facebook, ao utilizar um anúncio de vídeo você está dando exatamente à audiência aquilo que ela procura.

Além disso, é uma forma barata e efetiva de divulgar seu conteúdo. Como você só paga pelos cliques ou pelas visualizações completas ou com mais de 30 segundos, você pagará menos poru ma publicidade mais efetiva.

Outro fator que você não pode desconsiderar: essa pode ser uma estratégia autossuficiente. Mas como assim? Se o seu conteúdo for realmente atrativo e interessante e fizer parte do programa de monetarização do Youtube, ele pode viralizar.

Caso isso aconteça, você ganhará cada vez mais com a exibição de anúncios no seu próprio vídeo. Dependendo do valor usado para a estratégia de anúncios, investir corretamente pode não apenas aumentar o sucesso do seu vídeo, mas também render dinheiro para você.

Já se você tiver uma visão mais estratégica de todo o negócio de postar vídeos no Youtube, você ainda vai conseguir conhecer mais o seu público. Dependendo das configurações de anúncios escolhidas, você vai entender perfeitamente o que seu público prefere e o que os atrai.

Além de usar essa informação para campanhas futuras, isso ainda pode trazer mais ideias para novos vídeos e conteúdos ainda mais segmentados. O resultado é óbvio: mais sucesso, mais visualizações e um canal que cresce cada vez mais em uma base de espectadores fiéis.

Os anúncios de vídeos no Youtube são ótimas formas de garantir que seu vídeo quebre as barreiras e seja visualizado por mais pessoas que podem, inclusive, se tornar novos inscritos no seu canal. Para isso, é preciso entender o funcionamento de cada um, escolher o mais adequado e acompanhar os resultados para garantir o efeito desejado.

Você já conhecia essa forma de anúncios? O que você pensa sobre esse tipo de publicidade? Comente aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *