Canais de marketing: entenda os principais canais e suas aplicações

Há inúmeros canais de marketing que podem auxiliar na divulgação dos produtos ou serviços comercializados por sua empresa. Sendo assim, a comunicação com o público-alvo pode ser feita por e-mail, mídias sociais, anúncios e meios off-line. Para isso, é possível utilizar técnicas de Search Engine Optimization (SEO), Social Media Marketing (SMM), Social Media Optimization (SMO), dentre outros.

Neste artigo, vamos apresentar os principais canais de marketing, bem como as suas aplicações. Por meio dessas opções fica mais fácil escolher quais são as mais indicadas para intensificar o interesse do público-alvo em seu negócio. Confira!

Search Engine Optimization (SEO)

O Search Engine Optimization (SEO) possibilita que sites sejam encontrados por meio de busca orgânica, quando o público-alvo encontra as páginas por meio de resultados naturais, que são mostrados e ganham destaque nos buscadores, como o Google, por exemplo.

Para que os consumidores sejam capazes de encontrar, naturalmente, o site de sua empresa, investir em palavras-chaves relacionadas ao seu negócio é uma boa pedida. Apesar de ter suas vantagens, o SEO não apresenta resultados rápidos. Caso você deseje rapidez, recorra ao Search Engine Marketing.

Search Engine Marketing (SEM)

O Search Engine Marketing (SEM) tem como principal objetivo intensificar a visibilidade nos resultados de busca, por meio da inclusão de anúncios que apenas são pagos quando o usuário clica. Normalmente, os próprios buscadores contam com suas plataformas de publicidade. As mais conhecidas são: Google Adwords, Yahoo Search Marketing (YSM), Microsoft Advertising e Ask.

Social Media Marketing (SMM)

O Social Media Marketing (SMM) é indicado para as mídias sociais, como Twitter, Facebook e YouTube. Além disso, pode ser utilizado em outras plataformas, como blogs, comunidades e agregadores de conteúdo, com a finalidade de melhor atingir o público-alvo.

O SMM é responsável pela estratégia de marketing em todas as mídias sociais. Tem como principal objetivo a criação de conteúdos relevantes e de qualidade, com a finalidade de encorajar os usuários a compartilhar o seu conteúdo pela web.

Social Media Optimization (SMO)

O Social Media Optimization (SMO) tem como finalidade a otimização das mídias sociais, por meio do aumento da quantidade de visitantes únicos. Para isso, algumas estratégias podem ser colocadas em prática, tais como: o compartilhamento do conteúdo e a interação do usuário. O SMO é um dos canais de marketing mais indicados para mensurar a participação do público.

E-mail

O e-mail é um dos canais de marketing, que consegue alcançar resultados de curto prazo, mais baratos. No entanto, para que ele proporcione ótimos resultados ao seu negócio, é preciso conhecer o seu público-alvo e saber em qual estágio da jornada de compra os consumidores estão. Dessa forma, é possível enviar e-mails bem direcionados.

Além disso, é um recurso bem eficiente quando o assunto é a nutrição de leads, pois é possível disponibilizar conteúdo relevante e, por meio de uma boa estratégia, fazer isso periodicamente, intensificando o engajamento do público-alvo com a sua empresa e incentivando-o a retornar ao site.

Meios off-line

Muito conhecidos, os meios off-line ainda têm seu charme e eficiência. Apesar de o alcance não ser tão amplo, como ocorre com a Internet, esse meio de divulgação ainda pode ser uma boa pedida.

Por isso, se for necessário, divulgue os produtos ou serviços de seu negócio por meio de comerciais na televisão, em rádio, revistas e jornais. Também é possível tornar a sua marca conhecida com o cartão de visita de sua empresa e eventos voltados ao segmento que você trabalha.

Quais canais de marketing a sua empresa utiliza? Compartilhe a sua experiência, comentando abaixo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *