Aprenda como ganhar dinheiro no Youtube com seus vídeos!

Em tempos em que a interatividade oferece cada vez maiores possibilidades, torna-se inevitável pensar em maneiras de usar os recursos tecnológicos para ganhar dinheiro. Se, anteriormente, era preciso seguir uma série de exigências para obter lucro com comunicação, hoje é possível propagar sua ideia de maneira fácil e praticamente instantânea — e, assim, conseguir gerar renda com esse processo.

Uma das maneiras de novos comunicadores alcançarem sucesso no Brasil é através da criação de vídeos para a internet. Bastando uma câmera na mão (ou no computador) e uma boa ideia na cabeça, o youtuber pode conquistar a audiência de milhares de pessoas e, até mesmo, viver com a renda obtida em seu canal. Quer saber como? Continue a leitura!

Seguindo o exemplo de sucessos do YouTube

No Brasil, temos exemplos bastante interessantes de pessoas que ganham dinheiro com o YouTube — Kéfera Buchmann, Julia Tolezano (a Jout Jout), Chris Figueiredo, Isabela Freitas, Felipe Neto, entre outros. São jovens que oferecem conteúdo cheio de personalidade para seus seguidores, focando sempre na originalidade.

No exterior, temos o exemplo de PewDiePie, um humorista sueco dono de um canal homônimo que oferece uma experiência bastante peculiar em relação ao mundo dos games. Com mais de 40 milhões de pessoas inscritas, seu canal rende por volta de RS$ 20 milhões por ano!

Você deve estar se perguntando — “Eu também posso?”. Claro que sim! Qualquer pessoa pode criar seu canal e começar a ganhar dinheiro no YouTube. Não é preciso formação profissional ou sequer a assinatura de contratos milionários com empresas. Se você acredita ter uma ideia realmente boa e a capacidade de transmitir isso de forma original, capaz de envolver muitas pessoas, então crie agora mesmo seu próprio canal no YouTube e comece agora mesmo a produzir conteúdo.

Todos os youtubers famosos começaram da mesma maneira: gravando vídeos caseiros, ainda sem muita estrutura ou profissionalismo, melhorando a qualidade de seus produtos à medida que o retorno ia acontecendo e aproveitando as possibilidades que a própria plataforma oferecia.

Lucrando com as possibilidades oferecidas pelo YouTube

O YouTube possui um programa de parceria que permite aos usuários obterem retorno financeiro diante do sucesso de seus vídeos. Esse programa insere anúncios nas peças, e qualquer usuário cadastrado pode fazer uso dele para tentar a sorte. Para tanto, é necessário seguir alguns requisitos mínimos, elaborados pela própria plataforma:

  • não ferir direitos autorais de outros produtores/artistas;

  • usar apenas conteúdo de domínio público ou licenciado para fins lucrativos;

  • ter a conta regularizada na plataforma;

  • não ferir as políticas de conteúdo do site.

Se seu conteúdo respeita essas regras, o próximo passo é vincular seu canal ao AdSense, serviço de publicidade oferecido pelo Google, para ativar sua monetização.

No AdSense, vá até “Gerenciador de vídeos”, clique em “Configurações do canal” e, depois, em “Monetização”. Então, vá até “Associação do Google AdSense”, clique em “Próximo”, escolha a opção para sua conta no Google e faça o login. Escolha seu idioma, preencha o formulário de inscrição e finalize o processo. Em poucos instantes, caso esteja tudo em ordem, você receberá uma mensagem do Google confirmando a sua inscrição. Agora você está associado ao AdSense!

Agora acesse o YouTube — em “Gerenciador de vídeos”, marque aqueles que você quer que participem da estratégia. Isso é muito importante pois, se você tiver alguns vídeos que não se encaixem nas regras para monetização, estes não devem ser selecionados. Em seguida, clique em “Ações”, e “Gerar receita”. Pronto! Seus vídeos passarão a ter comerciais vinculados a eles e você, a ganhar dinheiro com seu canal.

É importante que, para que seu material seja bem sucedido em qualquer campanha, ele esteja adequado para o anunciante que irá preencher aquele espaço. Além disso, é necessário que você tenha ciência de que seu conteúdo será usado comercialmente. Por isso, tenha a documentação necessária para que possa comprovar que possui os direitos comerciais do conteúdo apresentado.

Criando conteúdo adequado para os anunciantes

Agora que você já tem sua conta associada ao AdSense e já ativou a monetização em seus vídeos, é preciso saber como seguir as regras da plataforma e produzir conteúdo que o site permita divulgar.

A dica para quem está começando e pretende lucrar com seu canal no YouTube é, basicamente, sempre optar pelo bom senso. Evite ferir os direitos autorais de quem quer que seja, procurando trabalhar sempre com originalidade. Em alguns casos, se você precisar ilustrar o vídeo com uma música, procure escolher alguma que seja livre de royalties, ou que você tenha como comprovar que possui os direitos comerciais sobre ela. Isso vale para qualquer tipo de material de terceiros!

Não apele para conteúdo que traga violência ou nudez explícita. Pense sempre que há espaço para novidades, independentemente do nicho que você optar trabalhar.

O nicho é como chamamos o “espaço” em que seu canal irá atuar para conseguir seu lugar no mercado. Isso significa que você deverá oferecer conteúdo voltado aos interesses do seu público-alvo, diferenciando seu canal dos de seus concorrentes.

Por exemplo, ao investir num canal de humor, será necessário apresentar algum diferencial, algo que somente o seu canal possua. PewDiePie conseguiu isso ao falar de games de uma maneira inusitada e peculiar. Procure valorizar suas próprias características pessoais para conseguir isso.

Destacando seus vídeos e lucrando com seu canal

Para diferenciar seu conteúdo, é preciso também conhecer profundamente os vídeos de outros canais. Procure fazer uma pesquisa sobre o perfil de cada um dos seus concorrentes, para ter a absoluta certeza de que o seu material não é parecido demais com os deles. Isso pode gerar conflito no sentido de sua audiência acabar dividida com outros youtubers e, assim, você deixar de ganhar dinheiro com seu canal.

É importante destacar que existem inúmeras maneiras de lucrar com o YouTube; entretanto, para que isso aconteça de maneira eficiente, é preciso oferecer conteúdo de qualidade, capaz de gerar e prender o interesse da sua audiência.

Assim, fatores como a elaboração de um bom roteiro, uma gravação bem planejada e executada, edição e montagem que valorizem o conteúdo e uso de equipamentos de bom nível são essenciais para garantir a qualidade necessária.

E então, pronto para começar? Com nossas dicas de como ganhar dinheiro no YouTube, você tem tudo para transformar seu canal em um sucesso. Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o tema? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *