* 8 estratégias para promover o seu vídeo no YouTube

 

Como informa a página oficial, o YouTube tem um bilhão de usuários ativos (quase um terço dos usuários da internet), que assistem milhões de horas de vídeos e geram bilhões de visualizações todos os meses. O número de horas que esses usuários investem assistindo a vídeos nos dispositivos móveis cresce 100% ao ano e hoje representa mais da metade do total das visualizações da rede social.

Diante de números tão expressivos, as marcas precisam criar boas estratégias para promover o vídeo no YouTube, gerar alcance, engajamento, conversão de leads, segmentação e proximidade com o público.

Além de ter um profissional da área, listamos outras 8 estratégias campeãs que a sua empresa deve ter para conquistar a atenção e interesse do consumidor no YouTube. Confira!

Escolha temas relevantes para seu público

O responsável pelo marketing deve estudar o público para saber o que ele quer assistir. Para criar uma lista de pautas eficiente, faça análise de dados, compare métricas, promova entrevistas e aplique pesquisas de opinião.

Lembre-se que esse é o momento para apresentar conteúdos e informações relevantes sem ter como foco principal o produto e o preço — a ideia é mostrar solução!

Use palavras-chave, termos e sinônimos

Ter boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) melhora o posicionamento nos resultados do Google e do YouTube porque aumenta o tráfego orgânico com base no conteúdo oferecido, fator que indica qualidade e autoridade no assunto para gerar credibilidade.

Use palavras-chaves, termos e sinônimos para mostrar aos motores de busca como o vídeo no YouTube é relevante para o público. Descubra quais são eles pelas informações de tráfego, perfil, comportamento e tendências, analisando dados oferecidos pelo Google Analytics, YouTube Analytics, Google Trends e AdWords Keyword Tool.

O ideal é ter uma palavra-chave principal e, pelo menos, outras 5 de apoio que servirão para:

  • Título: use menos de 70 caracteres e comece o título com a palavra-chave principal seguida de dois pontos;

  • Descrição: tente não ultrapassar os 165 caracteres e inclua todas as palavras selecionadas;

  • Tags de cada campanha: evite excessos usando, no máximo, três palavras da lista;

  • Informações adicionais: preencha as informações sobre a empresa no canal.

Preencha todas as informações do canal

Preencha todos os campos de forma completa, inclua forma de contato, conte quando os vídeos serão publicados, crie capa e foto de perfil personalizadas, fale sobre a sua empresa e o que você oferece no canal. Palavras-chaves, termos e sinônimos devem estar inclusos nos textos. Sempre.

Ofereça novos conteúdos com frequência

Postar de forma regular incentiva o público a se inscrever no canal, mas a frequência ideal depende do seu público e do seu nicho de mercado. Comece postando um novo vídeo no YouTube por semana durante 2 meses e, a partir da reação da audiência, avalie se é o suficiente ou se precisa de mais conteúdo.

Quando descobrir a frequência de posts, conte aos usuários os dias em que eles estarão disponíveis!

Use formatos diversificados de vídeo no YouTube

Tão importante quanto o conteúdo abordado, é o formato em que a empresa apresenta o vídeo no YouTube. São diversas opções disponíveis com vantagens singulares, que devem ser escolhidas de acordo com o objetivo e com o tema da campanha, como:

  • Hangout;

  • Animação;

  • Educacional;

  • Treinamento;

  • Debate;

  • Tutorial;

  • Resenhas;

  • Entrevista;

  • Informativo;

  • Promocional;

  • Incentivo;

  • Testemunho.

Divulgue nas redes sociais

Sempre que tiver um novo post no YouTube, divulgue nas outras redes sociais em que a empresa está e também incentive os funcionários a compartilharem o conteúdo. Dependendo da campanha, use estes outros ambientes para fazer teasers de lançamento, por exemplo.

Aplique estratégias de e-mail marketing

Conte para a sua base de leads qualificadas que a sua empresa tem um novo vídeo no YouTube e envie para ela por campanha de e-mail marketing. Certifique-se de usar um layout profissional e evite práticas que causam spam.

Crie conteúdo de apoio no site e no blog

No blog, aprofunde o assunto e estimule o engajamento por meio de comentários, enquanto deixa o vídeo da semana fixo na página inicial do site, por exemplo. A empresa terá um aumento de tráfego e um ganho de posições nos mecanismos de busca para o canal no YouTube, para o site e para o blog!

Gostou das estratégias para promover o seu vídeo no YouTube? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *