7 dicas de SEO para YouTube

Quando se fala de SEO, geralmente pensamos logo no Google e em outros sites de buscas similares, como o Bing e o Yahoo. Mas você sabia que o segundo maior motor de buscas usado na web é o YouTube? Nele, milhões de pessoas procuram todos os dias por cursos, tutoriais, dicas, aulas, soluções de problemas e palestras para as mais diversas finalidades — sem mencionar todo o conteúdo de entretenimento e diversão disponível no site.

As técnicas de SEO para YouTube são essenciais para de destacar nas buscas feitas no site. A quantidade de vídeos sobre qualquer tema é enorme e, sem otimização, fica praticamente impossível crescer o seu público de maneira orgânica.

Pensando nisso, no post de hoje, preparamos sete dicas para SEO no YouTube. Confira agora mesmo e já comece a otimizar seu canal e multiplicar a sua audiência!

Título

A primeira coisa a se pensar é o título do vídeo. Assim como no SEO para sites, você precisa ter uma palavra-chave como foco. Pense em um título que seja ao mesmo tempo convidativo e instigante, pois não deve revelar todo o conteúdo do vídeo.

Posicione a palavra-chave, preferencialmente, à esquerda do título — para que ele ganhe mais relevância e chame mais a atenção para o material. Lembre-se: prefira títulos com até 55 caracteres, que é o limite de exibição de títulos no YouTube.

Descrição

A descrição de um vídeo no YouTube é como o conteúdo de texto de uma página em html. Essa descrição vai dizer, até certo ponto qual é a relevância do seu vídeo com a palavra-chave pesquisada pelo usuário, e explicar ao usuário o que ele deve encontrar ali.

Portanto, descreva com precisão e em poucas palavras. Evite encher a descrição uma com palavras-chave específica, pensando que isso vai ajudar — essa técnica se chama keyword stuffing e ninguém, muito menos o Google e o YouTube, gosta dela.

Tags

As tags devem representar os temas ou as ideias principais que traduzem o conteúdo do vídeo. Evite tags complicadas — quanto mais simples, melhor. Fique, de preferência entre três ou cinco views para não exagerar na dose. Pesquise aquelas com maior potencial para levar visitantes ao seu vídeo, e use pequenas frases como tags — como, por exemplo “dicas de SEO para YouTube”.

Interação

Procure responder aos comentários deixados nos seus vídeos, sempre de maneira gentil e educada. Fomente o hábito de comentar nos visitantes do seu canal — assim como compartilhamentos e curtidas nos vídeos, pois elas costumam disparar links do seu vídeo para outras redes sociais, fazendo com que eles ganhem mais relevância ainda.

Duração do vídeo

É claro que, em alguns casos, a duração pode ser bem maior — mas, se a sua intenção é ganhar muitas visualizações e assinantes para o seu canal, aposte inicialmente em vídeos curtos, de até três minutos, em média. É um bom tempo para passar o seu recado e, assim, fica mais fácil manter as pessoas assistindo até o final de cada vídeo.

Imagem de capa

No YouTube, é possível colocar uma imagem na capa do vídeo — ou seja, na miniatura com o título e a descrição. Capriche no design das capas, use cenas presentes no vídeo e abuse dos letreiros em cores vivas, para atrair os olhares e os cliques.

Embed habilitado

Não se esqueça de permitir o embed — a capacidade de outras pessoas inserirem o vídeo em páginas externas, como blogs e redes sociais. Cada vez que alguém coloca seu vídeo em uma página, isso funciona como um link externo, agregando relevância e popularidade ao seu vídeo.

Bastante coisa, não é mesmo? E isso é apenas o começo — mas não se preocupe! Se você ainda tiver alguma dúvida a respeito das nossas dicas de SEO para YouTube, basta usar o campo de comentários abaixo e nós teremos prazer em ajudar. Não perca tempo, interaja agora mesmo!

2 Comentários

  1. Sidnei

    Não sei o que acontece, mas nunca chega este e-book de graça. Nem e-mail para a confirmação está chegando. Verifique isso, afinal do que adianta ser bom no YouTube e fracassar na auto-responder!
    Um abraço. espero resposta sua.

    Responder

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